domingo, março 14, 2010

Desde quando nascer mulher é pecado?

Exceto por ser o dia do aniversário da minha querida ivanise, 8 de março não me atrai especialmente. Reconsiderando este fato, cheguei a algumas hipóteses e dentre elas creio que a mais provável é que realmente não me identifico com a maior parte dos "eventos" de comemoração que as mulheres preparam para celebrar seu dia. Para mim fica sempre aquele gosto de "nós contra eles" e vou dizer de uma vez: não simpatizo nem um pouco com esta ideia.

Mas escrevo este post na expectativa de me reconciliar um pouco com esta realidade. Isto porque o mundo e a condição das mulheres mundo afora é muito maior do que isso - mas infelizmente não necessariamente melhor do que isso. Escrevo este post para dizer que encontrei nos relatos da jornalista chinesa Xinran Xue, uma razão especialmente tocante para reconsiderar. Previsto para lançamento aqui em terra brasilis pela Companhia das Letras, sob o título As Filhas sem Nome, seu mais recente livro traz dez relatos de mulheres simples, moradoras da zona rural na China, que penaram sob a lei que valoriza o criar meninos e inferniza o criar meninas - que são comumente abortadas ou cedidas para adoção.

O Estadão de ontem publicou uma entrevista interessante com a escritora e deixo aqui a dica para quem se interessar. Vale a pena ler.

Nenhum comentário: