sexta-feira, abril 23, 2010

Dia Mundial do Livro! :)

Para mim, Dia Mundial do gênero Romance. Porque confesso: leitora compulsiva e incorrigível, leio de tudo mas tenho uma preferência declarada pelo romance. E para comemorar este dia ao meu estilo, posto aqui algumas palavras sobre o As Avós:
As Avós foi minha porta de entrada para o universo da escritora Doris Lessing, persa de nascimento, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura aos 88 anos (2007). Doris é considerada uma das escritoras que mais têm sido feliz em personificar o papel da mulher no século XX. Nesse sentido, As Avós talvez seja uma das melhores portas de entrada, apesar do extenso conjunto da obra de Doris. Nas não mais do que 97 páginas desta edição da Companhia das Letras, o leitor é levado ao intrincado universo feminino, marcado pelas experiências íntimas das amigas de infância, que se tornam esposas, mães, amantes, sogras e avós. E a quem cabe iniciar e interromper tudo o que ameace a "ordem estabelecida". Temas socialmente complexos são apresentados de forma absolutamente fluida e livre de preconceito. A sensibilidade da autora é notável. Uma grande leitura: recomendado!

Para fechar este post, deixo um dos trechos cuja construção me chamou a atenção:
"Tom parecia inquieto, o humor mudava muito. Estava infeliz, mas não sabia. Nunca se sentira infeliz na vida. Não reconheceu a dor pelo que era. Há pessoas que nunca ficam doentes, aí que um dia adoecem e sentem-se tão afrontadas, tão envergonhadas que podem até morrer."

Nenhum comentário: