Quem é cliente Santander e usuário de plataforma Apple, por exemplo, sabe muito bem o transtorno que é cada vez que o banco implementa uma alteração no chamado "módulo de proteção" para acesso ao internet banking. Lamentavelmente, a experiência de uso sinaliza que há muito o que melhorar não apenas no tema arquitetura de aplicação senão que ainda mais nos processos de homologação, testes e roteiros de atendimento ao cliente, a cada nova versão do tal módulo.
Depois de um bom tempo tentando atendimento junto ao SAC do Santander e de muito ler - em revistas especializadas da plataforma mac, redes sociais e até mesmo nas inúmeras reclamações registradas no ReclameAqui - creio ter encontrado um jeito de remediar o problema atual do módulo de proteção do banco. Vamos à dica:
- Primeiro você precisa ter certeza que seu Mac tem Java instalado. Para isso, use o suporte do website da Java aqui;
- Uma vez certificado de que o Java está instalado em seu Mac, é preciso ter certeza que ele está habilitado para uso no Safari - que no caso do Santander é o navegador que deve ser usado para o internet banking. Para isso: 1) abra o Safari; 2) clique em Safari -> Preferências; 3) clique na aba Segurança; 4) certifique que a caixa Ativar o Java está ativada;
- Uma vez ativado o Java no Safari, ainda é preciso certificar que . Para isso: 1) Abra o Finder; 2) selecione Aplicativos -> Utilitários -> Preferências Java; 3) Selecione a aba Geral; 4) certifique que a caixa Ativar o plug-in do applet e os aplicativos Web Start esteja ativada;
- Pronto. Basta usar o Safari para acessar o Santander em www.santander.com.br e o módulo de execução deveria instalar corretamente desta vez.
*** Update 22/10/2013:
Na minha primeira tentativa de acesso ao Santander online logo após upgrade para o OS X Mavericks no iMac, fui solicitada para permitir a instalação do módulo de proteção do Santander para computadores Apple. Autorizei e a instalação foi rápida e sem problemas. Ao que parece, finalmente resolveram o impasse da segurança de acesso. Mas importante: apenas na conta de pessoa física...
*** Update 23/5/2013:
O Banco Santander, finalmente, encontrou uma forma de viabilizar o acesso ao internet banking de seus clientes usuários Apple. A partir de agora você pode se registrar no Santander para se cadastrar no que eles estão chamando de "lista de exceção", que na prática quer dizer se identificar como usuário Apple, ao que o banco deixa de exigir, temporariamente, a instalação do módulo de proteção. Não é exatamente uma solução, senão antes um paliativo, mas já ajuda quando ficamos sem alternativa ao internet banking. Para habilitar basta proceder conforme abaixo:
- Ligar na Central Santander (11-4004-3535)
- Identificar-se digitando agência / conta / senha
- Digitar a opção 6 (Seguros, Internet Banking, Caixas Eletrônicos)
- Digitar opção 4 (Internet Banking)
- Digitar opção 3 (Configuração do Navegador e Módulo de Proteção)
11 comentários:
o meu problema é que quando vou no utilitarios, nem aparece preferencias de java!!! que irritante!!!!
comigo acontece o mesmo...nao aparece preferencias de java, e quando tento instalar o java novamente, ja fala que eu tenho uma versao mais nova
Esse negocio de provar que nao sou um robo foi muito mal feito...é a 10 vez que tento!!!!
Muito obrigado! Deu certinho. To ate mais calmo
Obrigada, consegui instalar o módulo de proteção com estas informações.
Eu vou mudar de banco, ja pedi duas vezes para as atendentes me colocar nesta lista de excecao.
vou migrar para o Bradesco. Minha vida é curta demais para perder tempo com call-center.
ADEUS BANCO SANTANDER!
atendente informa que eles nao tem modulo de protecao para mac, segui a dica 2..supostamente estou na lista de excecao aguardar 2 hr para ver se funciona mesmo..
Muitissimo obrigado Sheila, liguei, disseram que em até 4 horas passaria a funcionar. Está funcionando, parece magica hahaha
bjos
Olá
Essa semana arrumaram o santander, já consegui acessar e instalar o módulo de proteção. Já estou com o Mac OS X Mavericks.
att.
Oswaldo
Já foi corrigido no Santander o módulo já pode ser instalado e já pude entrar no Mac OS X Mavericks.
Olá! muito obrigada pelas dicas! Funcionou perfeitamente e agora consigo utilizar o Módulo de Proteção Santander. Ah, o meu Safari está na versão 7.0.1 :)
Postar um comentário