terça-feira, novembro 12, 2013

Celebração de aniversário: Loriot

Nasceu com nome difícil: Bernard-Victor-Carl von Büllow, em 12 de novembro de 1923, em Brandenburg an der Havel, nos arredores de Berlin. Foi comediante, humorista, cartunista, diretor de filme, ator e escritor. E tudo isso sob um pseudônimo: Loriot.

Loriot certamente não é apenas o meu comediante alemão preferido, mas o preferido dos próprios alemães, tendo chegado a ser reconhecido o mais famoso comediante alemão de todos os tempos. Me encanta particularmente sua série de cartoons, e sua capacidade de fazer seus compatriotas rirem de suas próprias manias, exageros e tiques. Mas então, não é exatamente este o legado esperado de um brilhante humorista? :)

Para fechar, deixo então aqui um de seus cartoons mais conhecidos - e mais caricatos: Feierabend, que numa tradução livre do alemão seria algo como "final do expediente". Hermann, sentado na sala ouvindo música após seu dia de trabalho, e querendo apenas sentar-se e descansar um pouco. Mas para a Berta, sua esposa tipicamente alemã, sentar-se e descansar não soa apropriado para se fazer após o final do expediente. Esta versão tem legendas em inglês.

Feliz aniversário de 90 anos, Loriot! :)


Nenhum comentário: