terça-feira, maio 01, 2007

variações sobre o mesmo tema

e por falar em cinema, assisti hoje miss potter e também gostei bastante do que vi. talvez como crítico de cinema eu viesse a engrossar o coro dos críticos, salientando que como filme, não é nada inovador. de fato. mas como cinéfila, e especialmente admiradora das belas ilustrações de beatrix potter - ainda hoje uma referência quando o assunto é ilustração - fiquei bastante satisfeita com a proposta e o argumento narrativo.

a fotografia do filme é muito bonita e as locações no campo valem cada pedacinho de cena. talvez eu concorde que a animação das ilustrações tenha agregado pouco ao resultado final, mas a mim me pareceram interessantes como suporte ao mundo de fantasia da "menina calvin", fora do padrão de comportamento esperado nas moçoilas burguesas emergentes e européias de início do século XX.

li uma matéria muito interessante com o diretor destacando primeiro sua preocupação com o papel cedido a renée zellwegger depois da desistência por problemas de agenda da grande cate blanchet; ele dizia ter ficado reticente quanto à capacidade de renée de interpretar uma beatrix livre das habituais caras e bocas características das personagens da renée; mas termina se dizendo absolutamente satisfeito com o resultado, a leveza da interpretação, a capacidade da gigante renée em se adaptar ao papel com ajustes mínimos. acho que a presença e interpretação da renée influenciaram a minha expectativa sobre o filme; mas definitivamente, o resultado me agradou em cheio. recomendado!

Nenhum comentário: