domingo, abril 20, 2008

para gostar de cinema: my blueberry nights

fiquei devendo um post sobre minhas impressões do filme my blueberry nights (um beijo roubado), primeiro em inglês do aclamado diretor chinês kar wai wong. então aqui vão algumas observações que gostaria de compartilhar.
para começar, ótimo debut no cinema de norah jones. sim, ela mesma: a pianista, compositora e cantora, sucesso de crítica e público, nos quatro cantos do mundo. interessante destacar que norah foi a única considerada pelo diretor kar para o papel principal do filme, apesar dela não ter tido nenhuma credencial anterior como atriz. uma aposta e tanto.
a combinação de jude law e norah jones como protagonistas foi muito acertada. mas confesso que não consigo observar o jude atuando sem me deixar levar uma vez mais pela memória afetiva da jornada de retorno para casa, do soldado inman em could mountain. jude já deixou sua marca em várias outras boas interpretações, mas particularmente acho que ele se supera a cada nova investida em papéis que exigem maior sensibilidade e tato.
em um beijo roubado, elizabeth (norah) embarca numa jornada através dos estados unidos, passando por várias situações com personagens incomuns, que vão ajudando a construir um pano de fundo para que ela vá resolvendo suas questões interiores sobre o amor. durante a jornada, escreve cartas a jeremy (jude), dono de um bar em londres a quem conhece no começo do filme e onde sua jornada começa, falando sobre suas descobertas.
chama a atenção a boa técnica de filmagem, mesclando takes em câmera lenta em todas as cenas de grande carga sentimental - o que resulta num padrão de comunicação muito interessante com o expectador, marcando as passagens mais intimistas. ótimo filme, vale a pena.

Nenhum comentário: