domingo, abril 11, 2010

Um ovo de páscoa diferente na tradição ucraniana

A foto deste post é um registro meu da pêssanka que ganhei na Páscoa este ano. Autêntica exemplar da cultura mantida viva pela associação dos artesãos de pêssankas ucranianas do paraná. A arte de colorir ovos pascais é muito antiga, datando dos tempos do paganismo. Simbolizava o renascimento da terra na primavera com sua promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade.
Mais tarde, com o Cristianismo, as pessankê (plural) passaram a simbolizar a Ressurreição: promessa de um mundo melhor e mais feliz.
As moças ucranianas passavam as longas noites de inverno colorindo suas pequenas obras de arte para a benção tradicional na igreja na véspera da Páscoa. Depois da cerimônia no domingo de Páscoa, os jovens se reuniam em frente às igrejas para cantar e dançar "Hailkê" - alegres canções de primavera - e presenteavam-se com os pessankê.
Em algumas partes da Ucrânia, acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, destruição, maus espíritos, e ainda que possui o poder de atrair as graças de Deus. A pêssanka é tida como uma espécie de talismã ou amuleto e segundo algumas lendas, acredita-se que quando ela estoura é porque algum mal iria atingir a casa ou as pessoas tendo sido porém absorvido pelo amuleto. Para isso, ela não pode ser cozida e precisa ser consagrada, isto é, benzida por um sacerdote.
Suas pinturas são feitas com composições de símbolos, cada um com a missão de prover ao presenteado um desejo especial: saúde, paz, prosperidade, boa colheita, etc.

Nenhum comentário: