|
vista do céu de verão na metrópole,
em clique feito do alto da pedra grande |
dias lindos de verão parecem possuir uma particular capacidade de nos fazer enxergar o mundo, no mínimo, mais colorido. entre rabiscos de azul e nuvens circulando apressadas, a boa do dia de hoje foi a trilha da pedra grande, núcleo da pedra grande, no parque da cantareira, zona norte da metrópole. com acesso controlado e administração própria, as trilhas do parque impressionam não apenas pela beleza exuberante das paisagens, plantas e animais silvestres, mas (felizmente) também pelas ótimas condições de conservação e limpeza.
|
vista da trilha para o lago das
carpas, a partir da pedra grande |
existem várias opções de trilhas com uma boa diversidade de graus de dificuldade inclusive, mas particularmente sou apaixonada pela trilha da pedra grande. com pouco menos de 10km de extensão total, seus caminhos são bem pavimentados, mas não menos exigentes, com uma boa quantidade de trechos de subida íngreme. a pedra grande é uma formação rochosa em granito, localizada a cerca de 1000m de altura, e de onde é possível observar uma boa parte da cidade de são paulo, e em dias claros avistar trechos da serra do mar.
|
vista parcial da área verde do parque e
da metrópole a partir da pedra -
infelizmente acompanhada de espessa
camada de poluição |
apesar da camada de poluição, igualmente visível a olho nu a partir da pedra, o raio de visibilidade hoje esteve bastante bom, com céu relativamente limpo e aberto.
me chamou atenção hoje particularmente o número de famílias com crianças pequenas fazendo a trilha morro acima (inclusive com carrinhos de bebê). que disposição! :)
não tive a sorte hoje de encontrar nenhum sagui ou bugio - embora tenha ouvido vários deles tagarelando pelas árvores ao longe na trilha. por outro lado, vi pela primeira vez uma bromélia repleta de abacaxis - e confesso é bastante diferente do que eu imaginava!
|
bromélia carregada de abacaxis |
apesar da movimentação dos trilheiros, passei uma boa hora meditando sobre a pedra grande, com o silêncio e paz interrompidos por nada mais do que alguns aviões que de quando em quando cortaram o céu em seu caminho de aproximação do aeroporto de guarulhos. já no lago das carpas - um dos pontos que mais gosto na trilha e que me parece que mais combina com meditação - a movimentação estava mais intensa e a prece vai ficar para outro dia.
como dica acho que vale dizer: planeje chegar cedo. a temperatura mais amena ajuda na subida da trilha, e você ainda vai ter maior probabilidade de apreciar a paz do topo por mais tempo.
e para quem ainda não conhece, fica também a dica do
projeto trilhas de são paulo, com a lista completa das trilhas catalogadas. bom passeio! :)
serviço: parque estadual da cantareira. rua do horto, 931 - tremembé - são paulo - sp. fone: (11) 6231-8555. entrada: R$ 5. horário: 08:00 às 17:00 (entrada permitida até às 15:00)
Nenhum comentário:
Postar um comentário