quarta-feira, fevereiro 06, 2008

verdades e mentiras sobre infraestrutura para bikers em sampa

nota 00 para o pessoal da Estapar
O pessoal da EstaparRiopark teria entrado na onda verde com o projeto Bicicletários, lançado no último 25 de Janeiro, aniversário da cidade. A proposta é boa, tem desde empréstimo gratuito de bicicletas para segurados Porto Seguro até disponibilização de espaço adequado para estacionamento das magrelas a baixo custo: 2 reais para não-clientes da Porto (a cada 12 horas).

Tudo bem que o projeto acabou de entrar em operação, mas particularmente tentar estacionar a minha no Estapar do site do Kinoplex no Itaim, foi para dizer o mínimo, um transtorno e tanto! Começa que o estacionamento não fez nenhuma adaptação logística para receber os ciclistas: é preciso parar e passar (você e a sua bike) por baixo da cancela disponível na entrada para veículos. Depois, estacionar a bicicleta é tarefa complexa: é preciso pedir para chamar o encarregado do bicicletário, ter força e coragem para pendurar a sua nos (poucos) ganchos disponíveis, preencher um longo formulário de cadastro e aguardar pela afixação de um número de identificação no guidon. Coisa para 15 a 20 minutos - contados depois que chega o tal encarregado, naturalmente.

nota 10 para o pessoal do Market Place!
Logo na entrada do Market Place você já vai ver sinalizado adequadamente o acesso para motos e bicicletas. Ao final da rampa de acesso, lá está o bicicletário com seus suportes de piso individualizados. É só escolher o seu e estacionar a magrela. Juro, só isso. Ah sim, e o melhor: custo zero, burocracia zero, e um segurança especialmente alocado para vigia da área de motos/bicicletas. Sem esperas. Isso é o que eu chamo de conveniência logística. E olha que o shopping nem explora o tema como responsabilidade ambiental.

Quem pensa que ciclista precisa apenas de ciclovia está enganado. Falta muito para podermos dizer que a cidade realmente incentiva nossa redução de pegadas de carbono... Ai que saudade da Alemanha! Onde encontramos vagões especiais no trem para transporte de bicicletas e carrinhos de bebê... onde é possível estacionar sua bike na porta do trabalho para usar no deslocamento de/para a estação de trem... Um dia, a gente chega lá! :)

Nenhum comentário: