Já ouviram falar do Big Mac Index, ou Índice Big Mac? O termo foi cunhado em 1996 pela revista inglesa The Economist, como um jeito informal de se referir à paridade do poder de compra entre moedas diferentes através da medida dos preços locais em função do preço do sanduíche do MacDonald's.
* * *
Pois hoje me peguei pensando sobre ele. Porque simplesmente não consigo compreender como uma revista The New Yorker pode custar 5 dólares em Nova York, e nada menos do que 34 reais ao chegar às minhas mãos brasileiras - sendo a cotação do dólar em terra brasilis abaixo de 2 reais! Tudo bem, custo logístico, conveniência; mas ainda assim... acho que está na hora de alguém dizer umas palavrinhas para a administração da New Yorker sobre impressão e distribuição internacionais. Como faz a Newsweek que, com impressão na América Latina, chega em nossas bancas por cerca de 11 reais. Estou ciente de que a comparação entre os periódicos talvez não seja válida em muitos aspectos; mas a diferença de preço por um número similar de páginas é fato.
* * *
Convenhamos, algumas coisas parecem mesmo inaceitáveis em 2008, era da digitalização!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário